A CHINARTE| REGISTAR +351 962748582
07 FEVEREIRO LIVE ON LINE

Craneoacupuntura

Descrição

Curso de CRANEOACUPUNCTURA
LIVE ON LINE
Início 07 de Fevereiro de 2022

A Craneoacupunctura é um dos microsistemas de acupunctura. É um método terapêutico que aplica agulhas filiformes em pontos de acupunctura específicos do couro cabeludo e determinadas áreas do crânio, de modo a obter efeitos terapêuticos. 

A acupunctura craniana tem múltiplos usos clínicos, sendo actualmente utilizada frequentemente na prática clínica, em casos de:

  •  Hemiplegia,
  • Síndromes que apresentam tremor,
  • Desequilíbrio,
  • Adormecimento das extremidades,
  • Amnésia,
  •  Afasia de vários tipos, etc.

Os resultados clínicos são estimulantes, apresentando sucessos diversos e os pacientes respondem favoravelmente aos tratamentos. Alguns professores e alunos da CHINARTE comprovaram presencialmente o sucesso desta terapia, aquando da participação num dos Seminários de Especialização na Universidade de MTC de Guangzhou – China. 

Objetivo
Divulgar uma das técnicas deste microssistema ainda pouco conhecido no Ocidente, bastante eficazes na ajuda e tratamento de diversas patologias. 

Destinatários
Estudantes de Medicina Tradicional Chinesa, Acupunctores, e todos interessados na área. 

Metodologia Aplicada
As aulas são on-line em directo e interativas. A metodologia usada é baseada em apresentação de power-points sobre o tema e sobre resultados da eficácia da técnica, combinando toda a experiencia do formador na apresentação da mesma. Os alunos podem intervir a todo o momento, tornando a aula mais dinâmica, muito idêntico ao contexto de sala de aula. Não é necessário instalar nenhum software especial: basta um navegador e uma conexão à Internet. 

Material Didáctico
Será entregue aos alunos, a Sebenta do Curso. 

Avaliação
A avaliação é realizada no final com a entrega de um Guia de Estudo. 

Programa do Curso 

A relação da Craneoacupunctura com os Zang-Fu e o sistema de Meridianos e Colaterais;
A Aplicação da Craneoacupunctura;
 As diferentes Zonas do crânio;
 A Utilização da Craneoacupunctura;
Método das 2 linhas básicas;
Acção da Craneoacupunctura em enfermidades mentais.
Aplicação da Craneoacupuntura: (Metodologia, Eleição das agulhas, Posição do paciente,Protocolo técnico, Duração da estimulação, Duração do tratamento, Efeitos secundários .

Requisitos para ingressar no curso
Ter conhecimentos básicos da teoria de Medicina Tradicional Chinesa.

Duração
8 Aulas On Line Direto e Interativas
2 Aulas/semana às Segundas e Quintas-feiras das 19:00h às 20:30h  

Data/Horário: 
07 de Fevereiro a 03 de Março de 2022
Segundas e Quintas-feiras das 19:00h às 20:30h

Formador
Dr. Alfredo Castanho
 

Certificação
No final do Curso emitimos um DIPLOMA de Formação Profissional de acordo com o publicado na Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho. O Certificado é emitido pela CHINARTE – Escola de Formação Profissional, através da plataforma do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A CHINARTE é uma Escola de Formação Profissional certificada pela DGERT e com uma vasta experiência na formação em Medicina Tradicional Chinesa, protocolada com a Universidade de MTC de Guangzhou-China. 

 

Extracto do Manual de curso, CHINARTE 2021: 

A Craneoacupunctura

Segundo a primeira biografia da história da China, a biografia de “Bian Que” escrita por Sima Qian” (104-91 A.C.),relata a vida de Bian Que, destacando-o como um Médico famoso no período reinos combatentes. Bian Que era muito famoso pela sua técnica médica refinada, e nobre ética médica. Viajou por vários Países praticando a medicina e curando muitos pacientes, segundo a história “Bian” chegou a “Guo”, um estado feudal antigo, onde encontrou o Príncipe Herdeiro de “Guo”, que sofria de “Shi Jue”, uma síndrome do tipo-cadáver, um estado mórbido de desfalecimento repentino, como se chegasse a hora da morte. “Bian Que” e seus discípulos selecionaram o ponto Bai Hui VG20 (o ponto dos 100 encontros) e curaram o Príncipe. No Lingshu lê-se que “o cérebro é o mar das medulas, e o seu ponto mais alto é no vértex”. Este pode ser um dos primeiros registos na China de uma doença curada por apenas um ponto de Acupunctura no crânio. No antigo livro médico da obra clássica da Medicina Interna do Imperador Amarelo, (“Huang Di Nei Jing”), "O Clássico do Imperador Amarelo" (obra é considerada como um dos livros fundamentais da medicina tradicional chinesa. Divide-se em dois livros, de 81 capítulos cada um: O Su Wen - "Tratado de Medicina Interna"e o Ling Shu - "O Pivô Maravilhoso"), registaram-se muitos pontos da Craneoacupunctura e as suas indicações foram explicadas intensamente por muitos médicos de Medicina Chinesa com grandes êxitos durante séculos. Contudo, uma vez separada da Acupunctura, a Craneoacupunctura pertence ainda ao sistema da Acupunctura Tradicional, fazendo parte dos catorze canais e dos vasos extraordinários, formando um sistema independente. “Guê Zheng”. 

Desde 1950 que na CHINA os médicos de Medicina Chinesa aplicam a Craneoacupunctura para tratar inúmeras as enfermidades. A Craneoacupunctura tem-se imposto como um micro sistema completo de Acupunctura devido à sua eficiência no tratamento de paralisias cerebrais. Desde então, surgiram diferentes métodos de Craneoacupunctura. Por exemplo, “Jiao Shun-fa”, formulou a teoria de dividir os pontos do couro cabeludo em áreas motoras e sensoriais. “Fang Yun-Peng”, dividiu os pontos do couro cabeludo em áreas de escrita, (discurso) e da leitura, (memória). “Tang Song-Yan”, localizou as áreas de estímulo combinando a função cortical cerebral com áreas do Triplo Aquecedor (Sanjiao) superior, médio e inferior. “Zhang Ming-jiu”, estimulava o couro cabeludo utilizando pontos nos canais, e “Zhu Ming-Qing”, determinou a área de estímulos, dividindo o couro cabeludo em 8 e 9 zonas terapêuticas. Estes médicos acumularam diversas experiências e desenvolveram os seus estilos característicos na manipulação das agulhas, seleção de pontos indicações terapêuticas, promovendo o desenvolvimento e a proeminência da Craneoacupunctura na China.

 

 

 

INSCRIÇÃO