A CHINARTE| REGISTAR +351 962748582
08 SETEMBRO ON LINE

Micro-Sistemas Medicina Chinesa

Descrição

Curso de Micro-Sistemas de Medicina Tradicional Chinesa

ACUPUNCTURA 2.0

 

Estes micro-sistemas são também conhecidos como ACUPUNCTURA 2.0, extremamente eficazes em diversas patologias e dores crónicas.

 

· TEORIA AKABANE com o uso dos Pontos Yuan e Pontos Poço;

· TÉCNICA DA TARTARUGA SAGRADA - Acupunctura Abdominal;

· ACUPUNTURA UMBILICAL TAOISTA;

 

 

Duração

Início dia 08 de Setembro de 2021

14 Aulas On-Line em Direto e Interativas

08 de Setembro a 24 de Novembro de 2021

 

 

·       Este não é um ensino por E-Learning nem é presencial, é um ensino à distância em tempo real, tal como se estivesse em sala de aula, juntamente com o Professor e os colegas.

 

·       Neste Curso irá aprender técnicas de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ainda pouco divulgadas no Ocidente, graças ao protocolo de cooperação da CHINARTE com a Universidade de MTC de Guangzhou, conseguimos fazer chegar até si estas magnificas e ancestrais técnicas de MTC.

 

Objetivo

Divulgar técnicas pouco conhecidas no Ocidente, bastante eficazes na ajuda e tratamento de diversas patologias.

 

Destinatários

Estudantes de Medicina Tradicional Chinesa, Acupunctores, e todos interessados na área.

 

Metodologia Aplicada

As aulas são on-line em directo e interativas. A metodologia usada é baseada em apresentação de power-points sobre o tema e sobre resultados da eficácia da técnica, combinando toda a experiencia do formador na apresentação da mesma. Explicação oral e com apontamentos no quadro da sala.  Os alunos podem intervir a todo o momento, tornando a aula mais dinâmica, muito idêntico ao contexto de sala de aula.

Não é necessário instalar nenhum software especial: basta um navegador e uma conexão à Internet.

 

Material Didáctico

Será entregue aos alunos, a Sebenta do Curso e Power-Points.

 

Avaliação

A avaliação é realizada no final com a entrega de um Guia de Estudo.

 

Programa do Curso 

 

·       Teoria Akabane com o uso dos Pontos Yuan e Pontos Poço;

·       "A Técnica da Tartaruga Sagrada do Dr. Bo"- Acupunctura Abdominal;

·       Acupuntura Umbilical Taoista;

 

A TÉCNICA AKABANE é um método de avaliação e tratamento de desequilíbrios no sistema nervoso autônomo. Essa técnica é descrita pelo Dr. James Tin Yau So. O Dr. So, um diácono da Igreja Cristã Chinesa, viajou e prestou cuidados de caridade a dezenas de milhares de pacientes em vários países asiáticos, incluindo o Japão. E foi no Japão que ele se deparou com essa técnica, atribuída a um médico chamado Chi-Yu Shi.

Esta técnica analisa a tolerância térmica ou a impedância elétrica dos pontos Ting, e compara as diferenças de leitura entre os pontos do lado direito e os do lado esquerdo. O meridiano mais desequilibrado é aquele que apresenta a maior diferença e deverá ser corrigido. O equilíbrio energético e os tratamentos complementares são realizados através de agulhas longas ou de agulhas intradérmicas, seguindo a teoria do balanceamento energético.

 

A ACUPUNTURA UMBILICAL TAOISTA é uma técnica, quase desconhecida no Ocidente, desenvolvida pelo Dr. Qi Yong, grande mestre da acupuntura em Wenzhou, China. Aplicando teorias do I Ching (Livro das Mutações) à medicina tradicional chinesa, visando estabelecer novas técnicas de acupunctura taoísta com resultados efetivos e geralmente mais rápidos que os da acupunctura convencional.

O princípio é aplicar os oito trigramas do céu posterior no umbigo, usando as relações entre as direções destes e os órgãos de Zang-fu, bem como os cinco elementos e órgãos de Zang-fu, usando a teoria do I Ching, para orientar a prática clínica.

 

"A TÉCNICA DA TARTARUGA SAGRADA DO DR. BO" conhecida também como Acupunctura Abdominal foi implementada pelo Prof. Bozhiren no decurso de 20 anos de estudo e investigação. Trata-se de uma técnica inovadora na área da acupunctura e da moxabustão e tem uma aplicação eficaz em doenças crónicas, através do uso da acupunctura em diversos pontos do abdómen. É um método seguro para aplicar na superfície do abdômen, evitando os órgãos internos da cavidade abdominal. Trata-se de um método indolor que não necessita obter o Qi. Geralmente, diz-se que “Sem dor, não há benefício”, mas com este método inovador a frase a reter é “Sem dor e com elevada eficácia”.

 

Requisitos para ingressar no curso

Ter conhecimentos básicos da teoria de Medicina Tradicional Chinesa.

 

Duração

14 Aulas On-Line em Direto e Interativas

1 Aula por semana às Quartas-feiras das 19:30h às 21:30h

 

Data/Horário:

Início 08 de Setembro de 2021

1 Aula por semana às Quartas-feiras das 19:30h às 21:30h

 

Prof. do Curso

Dr. Alfredo Castanho

 

Certificação

No final do Curso emitimos um DIPLOMA de Formação Profissional de acordo com o publicado na Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho.

O Certificado é emitido pela CHINARTE – Escola de Formação Profissional, através da plataforma do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A CHINARTE é uma Escola de Formação Profissional certificada pela DGERT e com uma vasta experiência na formação em Medicina Tradicional Chinesa, protocolada com a Universidade de MTC de Guangzhou-China. 

INSCRIÇÃO